domingo, 29 de janeiro de 2012

Doar sangue...

A importância de doar sangue nunca foi tão bem compreendida por mim. Se no conforto do meu país nunca pensei no que a falta de sangue pode significar (até porque sempre que foi necessário bastou ligar para o serviço de sangue hospitalar para, em alguns minutos, ter as unidades que precisava) no hospital do ICRC as coisas funcionam de forma bem distinta.

Por aqui o banco de sangue tenta ser autónomo: a cada doente que dá entrada pedimos para que todos os seus acompanhantes (e geralmente são uns quantos) doem sangue para o banco. Fazemos "Blood Drive" uma vez por mês e assim nos vamos mantendo. Quando falta um tipo de sangue podemos contactar uma ONG local que pode tê-lo, mas nem sempre somos bem sucedidos tendo dias de luta intensa para encontrar aquela unidade que precisamos. Eu própria doei sangue para um doente A- que estava a ser operado e para quem não conseguíamos arranjar unidades compatíveis e hoje um dos seguranças ofereceu-se para doar já que faltava uma unidade O- para um doente nos intensivos…

É importante acrescentar que o sangue doado não é separado o que implica que todos os seus componentes fiquem no saco. Desta forma, se o sangue for doado na hora, podemos ter a certeza que o doente vai receber não só o componente eritrocitário (as unidades que habitualmente utilizamos em Portugal) mas também o plasma e restantes elementos. Resultado? :) Hoje, numa hemoglobina de 6.3 que fez uma unidade de sangue tivemos um resultado pós-transfusão de 8.2... :) (o que é bem simpático, para quem não percebe destas coisas)

A sensação de doar sangue para um doente que conhecemos ou, por outra perspectiva, que vai ser utilizado já porque não há mais, faz-nos sentir muito confortáveis connosco mesmo… Percebemos que realmente as pessoas fazem a diferença e que podemos mesmo salvar vidas… Da forma mais literal que se possa imaginar…

Com este post pretendo 1) redimir-me por, até há algumas semanas, me ter mantido preguiçosamente por casa à espera que alguém doasse por mim e 2) ilustrar como no Paquistão as pessoas são disponíveis e cooperantes. Há alguns dias, após uma explosão numa vila, um indivíduo veio ao hospital com alguns feridos e quando percebeu a importância de doar sangue alugou um autocarro e voltou à vila encaminhando ao hospital 23 pessoas prontinha a doar… Não é incrível??

Sem comentários:

Enviar um comentário