quinta-feira, 29 de abril de 2010

Cartão do Cidadão

Hoje fui tratar do Cartão Único (doravante considerado CU)... Resolvi, por comodidade, ir ao registo civil de Condeixa que me fica mais perto e normalmente tem menos gente que a loja do cidadão em Coimbra... Claro que eu já devia saber que era má ideia uma vez que sou filha da chefe da estação de correios da terra, ou seja, toda a gente que não me conhece quer passar a conhecer e saber dos detalhes mais íntimos da minha existência...
A funcionária começou por olhar atentamente para o BI procurando a minha filiação (parece que farejam) e lá acabou por dizer "ahhh, a menina é filha da D. B.?" ao que eu tive que dizer que sim (era óbvio, o nome estava lá e não dava para negar)... E passo a transcrever com o máximo de exactidão possível parte da conversa que se seguiu e que permitiu que o sr do lado atendesse 2 pessoas para o mesmo e começasse uma terceira (até porque o discurso da funcionária para além de lentificado era frequentemente entrecortado por humm e hã):
- Eu realmente estava a conhecer a sua cara... Então a menina estudou o quê? (e se eu não tivesse estudado pra nada?)
- Sou enfermeira
- Ahhhh... A minha sobrinha também é... Deve conhecer... A Ana Teresa (ya...)
- Ana Teresa? Pois, assim de repente não estou a ver...
- Então não está a ver? Ele mora no Sebal... Sabe de certeza...
- Pois, talvez...
- Ela está no 3º ano do curso...
- Ahhh pois, tá quase a acabar...
- Pois está... Já está a ver quem é???
- errr... Não...
- Então mas a menina vem renovar porquê?
- Porque morei em Lisboa e agora que regressei quero actualizar (tinha morada fiscal lá)...
- Morou em Lisboa? A minha sobrinha está lá a fazer um estágio..
- Ah... faz bem...
- Os outros não quiseram ir, mas ela foi que é muito aventureira...
- Ah... Pois...
- Ainda não está a ver quem ela é? Ela namorou com um rapaz de cá de Condeixa... O João... (boa! a ana teresa que namorou com o joão, parece que estou mesmo a ver... grumpf)
- Que João???
- O João... Que o pai está reformado e teve um acidente...
- Ahh parece que estou a ver...
- Está a ver? É a minha sobrinha...
- Ahh que sorte!
E pronto... este é um pequeno excerto do que foi a minha ida ao registo civil...
Ainda dizem que há lentidão na função pública... Que injustiça!

Sem comentários:

Enviar um comentário